Qualificar ES abre 2.303 oportunidades de qualificação profissional

10/06/2021 16h31 - Atualizado em 10/06/2021 16h32

As vagas estão distribuídas em dois editais, sendo 424 delas destinadas exclusivamente para mulheres.

Estão abertas 2.303 oportunidades em cursos de qualificação profissional do programa Qualificar ES, ofertadas pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). As vagas se referem às na 2ª oferta do programa e estão distribuídas em dois editais, sendo uma oferta geral e outra destinada exclusivamente para mulheres.

As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (10) e seguem até o próximo dia 17 de junho, no site www.qualificar.es.gov.br. A previsão é de que os cursos ocorram presencialmente, conforme cronogramas e municípios descritos nos editais, desde que as condições sanitárias do momento assim permitam.

“Estamos acompanhando as alterações na matriz de risco do Estado e seguindo rigorosamente as orientações e protocolos das autoridades de saúde. Caso haja qualquer determinação que impossibilite a realização de aulas presenciais, adotaremos medidas alternativas, como encontros virtuais. Essas adequações estão sendo realizadas com muita tranquilidade pela nossa equipe, de forma a mantermos, ainda que durante este período pandêmico, não apenas o acesso dos capixabas à qualificação profissional, mas também a qualidade dos cursos oferecidos”, disse o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

As 1.879 vagas da oferta geral estão distribuídas em 34 diferentes cursos, em 15 municípios. Um total de 424 oportunidades são destinadas exclusivamente para mulheres em sete cursos que atendem a dez municípios.

Além do requisito de ser do sexo feminino, no caso do edital exclusivo para mulheres, para concorrer às oportunidades é preciso: ter idade mínima de 16 anos completos na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado, e ser alfabetizado. Já para os cursos da área de saúde (Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Balconista de Farmácia e Agente Comunitário de Saúde), a idade mínima para participação do processo de seleção é de 18 anos.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário (constantes no Anexo A) e classificados em ordem decrescente. Os resultados de ambos os processos seletivos serão divulgados no dia 1º de julho, no site do Qualificar ES.

A distribuição das vagas, com turnos e cargas horárias, varia e deve ser consultadas nos editais, assim como os cronogramas de realização de cada curso. As matrículas dos candidatos classificados deverão ser realizadas nos três primeiros dias de aula de cada polo, onde o candidato deverá entregar a documentação necessária.

 

Leia os editais da 2ª oferta do Qualificar ES:

Qualificar ES – Geral

https://secti.es.gov.br/edital-sectides-no-002-2021-2a-oferta-presencial

Qualificar ES – MulherES

https://secti.es.gov.br/edital-sectides-no-003-2021-2a-oferta-presencial-mulher

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Carolina Moreira / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br 

Tópicos:
Noticias