Programa Qualificar ES atende grupos sociais abrangidos por políticas públicas da Sedh

24/05/2019 12h33 - Atualizado em 18/07/2019 16h37

Os indígenas e os adolescentes socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) poderão participar de cursos específicos do Programa Qualificar ES, com base em suas demandas e necessidades. Portarias assinadas em parceria Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) permitem a participação dos cidadãos abrangidos pelas políticas públicas executadas pela pasta.

Com o propósito de promover qualificação profissional, o programa é desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia Inovação e Educação Profissional (Secti) em conjunto com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo afirma que a educação, promovida pelo programa, é um importante direito humano. “O lançamento deste Programa coroa algo que para nós, da Sedh, é muito importante: a educação. Ofertar cursos para os jovens e adolescentes que estão no Iases e para grupos sociais que são abrangidos pelas políticas públicas da nossa Secretaria é mais do que dar oportunidades de qualificação profissional. É gerar uma vida mais digna e transformar realidades”, enfatizou.

Futuramente, estão previstos cursos voltados para ciganos, quilombolas, pomeranos, negros, camponeses, pessoas LGBTi+, jovens entre 15 e 29 anos e pessoas em situação de rua.

Qualificar ES Indígena

O Qualificar ES Indígena, uma das realizações do Programa Qualificar ES em parceria com a Sedh, atuará nas comunidades indígenas capixabas com cursos presenciais de incentivo ao empreendedorismo. De acordo com o cacique Fabiano da Silva Lemos, da aldeia Caieiras Velha, em Aracruz, a iniciativa é muito importante.

“Sempre insisti no discurso da necessidade da qualificação para o nosso povo, pois as vagas de emprego apareciam, mas pela falta de profissionalização, o desemprego persistia, tornando tudo mais difícil", contou.

Nesta primeira oferta já estão disponíveis os cursos de Segurança do Trabalho (30 vagas) e Gestão de Projetos (30 vagas). Ambos têm 120 horas e serão realizados na Associação Indígena Tupininkim e Guarani, em Santa Cruz, no município de Aracruz.

Cursos para socioeducandos do Iases

Os jovens socioeducandos do Iases, com idade entre 15 e 29 anos, também poderão participar nos cursos do Qualificar ES. Para o diretor-presidente do Instituto, Bruno Nascimento, o Programa vai oportunizar uma profissão não só para os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa, mas para os que já cumpriram.

"Além de aumentar a oferta de profissionalização para os jovens que cumprem medida, o programa amplia a oferta e oportuniza uma profissão para os adolescentes que estão na semiliberdade e para os egressos (que já estiveram em cumprimento de medida socioeducativa) que hoje buscam uma oportunidade no mercado de trabalho", disse o presidente Bruno Nascimento.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, também comentou a parceria com o Iases por meio do novo programa de qualificação profissional da Secti.

“O Programa Qualificar ES tem a preocupação de atender, além da população capixaba de forma geral, demandas específicas do Estado, como os socioeducandos do Iases, que é o que essa parceria entre a Secti e o Instituto já vem possibilitando, mas agora com o Qualificar ES será mais intensificado”, destacou.

A secretária também ressaltou as prioridades da atual gestão. “O Governo do Estado tem um princípio de investir no jovem capixaba e, para isso, a nossa missão é gerar oportunidade para que ele possa atuar no mundo do trabalho. Nossa ideia é ofertar cursos em áreas do mercado em que praticamente não há crise, tornando possível a inserção deste jovem qualificado no mundo do trabalho, seja no trabalho formal, seja empreendendo para gerar a própria renda”, salientou.

Inscrições

Para o cidadão se inscrever, basta acessar o site do Qualificar ES no link www.qualificar.es.gov.br e preencher corretamente o formulário de inscrição. As inscrições terminam no dia 26 de maio. A seleção será por ordem de inscrição.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedh

Suellen Barone / Letícia Passos

(27) 3636-1334

suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

Tópicos:
Noticias