Governo do Estado realiza cerimônia de formatura dos alunos de cursos presenciais do programa Qualificar ES

15/09/2021 10h46
Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (14), da cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais do programa Qualificar ES, realizado nos polos de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha. O evento foi híbrido, acontecendo de forma presencial no Centro de Convenções de Vitória e de forma virtual pelas redes sociais. Ao todo, mais de 1.500 alunos se formaram na segunda oferta do programa em 19 municípios capixabas.

Durante o evento, foi realizada a entrega de certificados para todos os alunos e kits empreendedores aos formandos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura. Os participantes assistiram as apresentações do Quinteto Musical da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da aluna Cirlene Rocha, do curso de cuidador infantil do polo de São Pedro, em Vitória.

O público também acompanhou a fala da oradora convidada Nivalda da Silva, formando do curso de Informática, e do paraninfo dos cursos, o professor Mário Luiz Gomes Pinto, do eixo de Informática, representando todos os professores do Qualificar ES.

Em sua fala, o governador Casagrande parabenizou os formandos pela atitude de buscar uma mudança de vida por meio dos cursos de qualificação. “Fico imaginando o que passa na cabeça de vocês que estão se formando hoje. Gente que está buscando alternativa na vida. Surge a ansiedade sobre o futuro, se o curso vai ajudar, se o kit vai dar para começar e como vai ser depois. Mas uma coisa que vocês não tiveram foi dúvida. Tiveram a atitude de se inscrever e fazer o curso e com essa determinação e coragem mudam o mundo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Se algumas pessoas dizem que vocês têm sorte hoje, foi porque tiveram atitude de correr atrás, de tentar e agarrar a oportunidade que receberam. Essa ‘sorte’ vem sempre depois de muito trabalho. Essa semente que estamos plantando, junto com vocês, vai nos permitir colher muito mais. Que esse dia possa ser de sonho e oportunidade a todos vocês e que possamos construir um Estado cada vez mais justo.”

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, frisou o propósito do Governo em investir continuamente no Qualificar ES como um passaporte para o emprego, assim como uma abertura para o empreendedorismo e para melhoria da qualidade de vida para os capixabas.

“A educação abre portas e faz com que sonhos de vida se tornem realidade. A partir do Qualificar ES, o capixaba vai longe. Pode ter uma nova fonte de renda e complementá-la. Os jovens dão o primeiro passo em direção à independência financeira. Adultos, homens ou mulheres podem empreender, inovar e ampliar as oportunidades de empregabilidade. Com um número recorde de alunos a cada oferta, temos a certeza de que o programa é um grande impulso para a inserção no mundo do trabalho, acesso à qualidade de vida e à dignidade”, frisou Hoffmann.

O secretário destacou ainda a entrega dos kits empreendedores, uma novidade que foi garantida pela lei que também institucionalizou o programa. “Essa foi uma ação muito assertiva do nosso governador Renato Casagrande, que soma ao programa a entrega de insumos básicos aos alunos dos cursos práticos. Um divisor de águas para que os nossos formandos estejam prontos para abrirem seus novos negócios”, completou.

"Nós, da equipe do Qualificar ES, acreditamos fortemente no poder da educação profissional para a transformação de vidas. Esses formandos agora partem para o mercado de trabalho com ainda mais chances de colocação. Além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias, a qualificação profissional contribui ainda com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, garantindo mão de obra qualificada para o mercado”, pontuou a subsecretária de Estado da Educação Profissional, Solange Batista.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também participou da cerimônia. “Que alegria poder estar aqui nessa noite agradecendo a Deus por esse momento singelo e simbólico. Com os alunos recebendo seu diploma de qualificação que abre não apenas oportunidades, mas também forma novos vínculos com pessoas que possam te ajudar a mudar a trajetória da sua vida”, declarou.

Também estiverem presentes, os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Edmar Camata (Controle e Transparência); o deputado estadual Luciano Machado; os prefeitos André Sampaio (Montanha) e Josemar Basto (Atílio Vivácqua); e o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela.

Novas vagas

Durante o evento, o governador Casagrande também anunciou a abertura de dez mil novas vagas para cursos on-line do programa Qualificar ES. As vagas são destinadas aos moradores das regiões de atuação do programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições  começam nesta quarta-feira (15), pelo site www.qualificar.es.gov.br.

São dez opções de cursos diferentes, destinadas às pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data de início das inscrições, acesso à internet, noções básicas de informática e de navegação na internet, além do requisito de ser morador de um dos bairros que integram o Estado Presente (conforme Edital nº 017/2021). Os interessados podem se inscrever em até duas opções de cursos.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em maio de 2019, ofertando cursos de qualificação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. No período, mais de 150 mil capixabas foram qualificados por intermédio do programa.

O Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado. Dessa forma, o programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides:
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Tópicos:
Noticias, QualificaES