Cerca de 20 mil capixabas disputaram as vagas do Programa Qualificar ES

04/06/2019 17h44 - Atualizado em 18/07/2019 16h47

O programa ofereceu 8.210 vagas aos cidadãos do Espírito Santo.

Ao todo, 8.210 vagas foram distribuídas em todas as regiões do Espírito Santo na primeira rodada de inscrições abertas pelo Qualificar ES. Ao todo, 19.746 capixabas disputaram as vagas do programa que ofereceu 43 opções de cursos gratuitos em diversas áreas profissionais.

Foram ofertadas vagas de capacitação em Marketing em Moda, Auxiliar de Recursos Humanos, Excel, Inglês, Gestão de Projetos, Segurança do Trabalho, Maquiagem, Design de Sobrancelhas, Cuidador de Idosos, Porteiro, Confeitaria, Doces Para Festas, Panificação e Decoração de Festas. Os cursos foram nas modalidades presencial, semipresencial e on-line.

As 8.210 vagas foram distribuídas em:

  • 510 vagas em 31 cursos presenciais de até 120 horas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Aracruz, sedo parte para o Qualificar ES Mulher em Vitória e parte para o Qualificar ES Indígena em Aracruz;
  • 500 vagas em 10 opções de cursos a distância (on-line) de 120 horas;
  • 200 vagas em dois cursos semipresenciais de 200 horas, sendo 16 horas presenciais e 184 horas a distância; 

A seleção dos aprovados foi feita por ordem de inscrição e, de acordo com o Edital de cada oferta, o candidato deveria ter mais de 16 anos e residir nas cidades contempladas, sendo as vagas prioritárias para os moradores dos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, nos cursos presenciais.

Já nos cursos semipresenciais o Edital limitou as vagas aos profissionais da área da educação. E nos cursos on-line para os moradores do Estado com mais de 16 anos, acesso à internet e noções de navegação.

As inscrições foram abertas no lançamento do programa e somaram:

  • 181 inscritos na modalidade on-line;
  • 909 inscritos na modalidade semipresencial;
  • 92 inscritos na modalidade presencial Mulher:
  • 75 inscritos na modalidade presencial Indígena;
  • 489 inscritos nos demais cursos presenciais.

Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Cristia Engel, o programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos de até 200 horas que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa. “Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou.

Aulas

As aulas presenciais iniciaram na última sexta-feira (31) em todos os municípios. Já os aprovados nos cursos semipresenciais tiveram o primeiro encontro no último sábado (1º) no CEET Vasco Coutinho. E os alunos aprovados nos cursos on-line tiveram o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem na última quarta-feira (29).

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e foi lançado no dia 15 de maio com a meta de oferecer 170 mil vagas até o ano de 2022.

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente, atuando nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atende, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

 

Atendimento à população:

(27) 3636-1800 / 3636-1821

qualificar.es@gmail.com

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

Tópicos:
Noticias